terça-feira, 2 de março de 2010

medoo de amar ?


Bem eu gosto muito de ler, e de escrever, confesso. Mas ainda nn consigo me expor assim , pelo menos nn em um blog onde qualquer um pode ler tudo. Mas como estava dizendo.. adoro ler , e atraves dessas leituras, tento passar algo positivo pra mim mesma em primeiro lugar, é claro e também pra de alguma forma ajudar as pessoas a minha volta. Hoje um grande amigo me mandou um site sobre familia, onde tem vaarias coisas que eu considero muito interessantes. Por exemplo esse texto que vou postar. Espero que gostem, vou colocar o link no fim do post !


Alguns homens e mulheres usam a seguinte lógica para direcionar sua vida amorosa: “Ninguém perde o que não tem. Como não gosto de perder, jamais amarei alguém, jamais terei um grande amor. Assim

não correrei o risco de perdê-lo.”

Apesar dessa “lógica”, essas pessoas quase sempre são muito envolventes, muito simpáticas e conseguem facilmente atrair admiradores. Algumas delas chegam até a despertar ciúmes gerais, porque quase sempre monopolizam as atenções. Desta maneira, estão sempre cercadas de paqueras – que nunca passarão disso: simples paqueras. O verdadeiro amor passará longe – ou até chegará muito perto, mas a pessoa, com seu medo de sofrer desilusões, preferirá não vê-lo, nem senti-lo.

Claro que esse processo não é assim tão racional e linear. É um “jogo” psicológico interno, fundamentado em antigas inseguranças e ressentimentos adquiridos no passado, que leva a pessoa a não confiar no parceiro, a não entregar–lhe seu coração. Só que o próprio indivíduo não percebe isso. Está sempre praticando ações e tendo reações que afastam o parceiro com o qual estava prestes a iniciar um relacionamento mais sério. Quando todos pensam: “Agora, vai!” – não vai. Logo vem a noticia de que, aquilo que parecia uma bela história de amor...já era.

É lamentável que alguém possa passar a vida inteira sem amar de verdade, apenas por medo de amar e eventualmente perder esse amor.

É lamentável, porque, se essa pessoa pensa que, amando de verdade, confiando e entregando por inteiro seu coração a um parceiro, pensa que irá chorar, magoar-se, sofrer de ciúmes e de saudades, ficará noites a fio sem dormir...se essa pessoa pensa que tudo isso acontecerá se amar de verdade... então estará absolutamente certa.

Nenhum amor de verdade pode prometer paz eterna aos parceiros. É possível ter paz com paqueras e ficantes, porque, tanto faz se estes ficam ou se vão embora. Mas esse tanto faz não existe no amor de verdade, porque faz toda a diferença do mundo estar com a pessoa amada por perto – fisicamente ou em pensamento. Faz toda a diferença do mundo saber que pode confiar inteiramente em alguém e entregar-lhe o que de mais puro e intenso tem dentro do seu coração - e saber-se correspondido. De tão grande, de tão maravilhoso e tão gratificante sendo esse amor, lógico que haverá o medo da perda, a dor da saudade, a angústia do ciúme.

Ah, mas como vale a pena! Como vale a pena! Por que, para compensar, há a alegria infinita de não estar só no mundo. Há o prazer de confiar, de compartilhar corpo e alma com alguém, há o conforto de estar junto, falando, tocando, sentindo ou apenas em silêncio. Ou seja, do outro lado do medo, está simplesmente a felicidade. Será leviano quem prometer águas mansas no amor de verdade, porque ele é todo feito de coerências e contradições, como ternura e paixão, alegria e tristeza, calma e pressa, gritos e sussurros, lágrimas e gargalhadas, dúvidas e certezas.

Exatamente como é a Vida.

Se você tiver, na sua vida inteira, um único grande e verdadeiro amor e caso venha sofrer a perda dele, sentirá que terá valido a pena todos os segundos vividos ao seu lado, desde que tenham sido intensos e sinceros.

Nada mais posso dizer para tranqüilizar àqueles que têm medo de amar pelo medo de perder, exceto que, sem tentar acertar, a única opção que resta é a de continuar errando.

http://portaldafamilia.org/scpainel/colunistas.shtml


Floriano Serra

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Licença Creative Commons
This obra by Camila Milano is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
Based on a work at camilamilano.blogspot.com.